quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Entrevista sobre o livro "Globe-trotter da Consciencia - do Yoga à Conscienciologia"-

Entrevista com Jean-Pierre Bastiou sobre a obra “Globe-trotter da Consciência”- do yoga à Conscienciologia – 2002:


Jean-Pierre Bastiou nasceu na França em 1924. Formou-se em Cultura Física pela “Ecole Normale Supérieure de Culture Physique de Paris” e fundou o “Institute Culturiste Jean-Pierre Bastiou”. Reoresentou a França no Concurso “Mr Universe” em Londres, clssificando-se em 4º lugar. Fundou a “Federation Française de Professeurs de Culture Physique”. Através de um de seus alunos, conhece o Yoga e adquire os primeiros conhecimentos na área.

Na década de 50 o Prof. Bastiou abriu Centro de Hatha-Yoga no Brasil. Fundou e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Yoga, da Faculdade de Ciências Bio-psíquicas do Paraná. Participou como co-fundador, diretor de relações públicas de Federação de Yoga do Brasil. Presidiu ainda o Centro Cultural Brasil-Índia. Na Itália, ministrou aulas práticas e teóricas de Yoga na Universidade Libre Lombarde “Libera Università Lombarda” de Milão.

Na década de 80, conheceu as pesquisas da Projeciologia e da Conscienciologia. Relembrando suas próprias experiências fora do corpo físico, Jean-Pierre vislumbra novas possibilidades para o autoconhecimento e inicia seus estudos nesses campos. EM 1999, é conferencista do 1º Fórum Internacional de Investigação da Consciência/ II Congresso Internacional de Projeciologia, em Barcelona, Espanha.

Aos 85 anos, bastiou resume sua vida de buscas e aperfeiçoamentos na melhoria de si mesmo, um viajante do autoconhecimento nas mais diversas esferas de manifestação.

IIPCNEWS: O senhor aproveitou parte do seu primeiro livro sobre Yoga na sua autobiografia “Globe-trotter da Consciência- da Yoga à Conscienciologia”?

Bastiou: O meu primeiro livro foi “Encontro do o Yoga”lançado no Rio de janeiro na década de 60, do qual aproveitei alguns capítulos, minha primeira viagem à India em que estava numa tendência de aceitar tudo como verdade absoluta, estava deslumbrado porque tinha lido muitos livros sobre Yoga. Depois amadureci, fiz outras viagens e, aos poucos, aprofundei meus conhecimentos e minhas críticas.

Todo o meu passado, a relação com a Yoga, é como se fosse uma vida passada. Avançando além da 3ª idade, estou nascendo para uma nova atividade que me dá realmente muita energia, muito desejo de participar e , quem sabe, merecer ser um membro do corpo docente do IIPC. Espero sinceramente que o meu livro tenha certo sucesso porque estou a serviçodesta divulgação.

Tem algo muito importante na conscienciologia que é a ética, chegam a falar de cosmoética. Uma revista que em caiu nas mãos há muitos anos, fez com que eu procurasse com muita intensidade o Waldo, pois dizia que a projeção da consciência era pesquisa de primeira importância para a Humanidade.

Nenhum comentário: